Mesmo com um processo de formatação planejada, a parte mais aguardada dos franqueadores é o que vem depois: a expansão!
Porém, assim como as outras etapas para se tornar uma franquia, a venda de unidades de uma rede de sucesso também passa por certos passos.
Isso acontece porque diversos profissionais estão envolvidos na expansão de uma rede e cada grupo atua de forma direcionada para exercer sua função da melhor forma possível.
Conheça um pouco das etapas
1° Atendimento inicial
Entende o que o lead busca, envia os materiais úteis e agenda uma reunião;
2° Qualificação com SDRs
Muitos leads são recebidos, mas poucos são aproveitados, como veremos mais para frente. Por isso, ter uma equipe dedicada a essa qualificação é essencial. Eles avaliam o perfil financeiro e de personalidade selecionar os melhores candidatos;
3° Conversa com os closers
Especialistas que se dedicam a fechar o negócio e sanar todas as dúvidas do futuro franqueado;
4° Checagem de informações
Os responsáveis pelos processos contratuais vão checar e validar todos os dados que o candidato informou;
5° Auxílio jurídico
Após aprovação do franqueado, essa equipe envia o contrato para que ele e o franqueador possam realizar assinatura eletrônica.
“Isso tudo, é mesmo necessário?”
Como dito no texto aqui do blog que aborda o Estudo de Franqueabilidade, o investimento no processo vai ditar a velocidade de crescimento.
Isso porque apesar de atrair ótimos perfis de franqueados, as franquias enfrentam o obstáculo dos curiosos.
Um levantamento da Chasing Consultoria, mostrou que:
- Um lead custa em média R$ 20
- No Brasil, a cada 400 leads, apenas um mostra um nível maior de interesse
- Esse funil é o que aumenta o valor do Custo de Aquisição do Cliente (CAC) ou Custo de Aquisição de Franquia (CAF), deixando na média de R$ 7.700
O CAC pode variar muito de acordo com o tipo de franquia, podendo ser maior ou menor de acordo com a demanda dos franqueados. Essa procura será influenciada pelo mercado no qual a unidade franqueada atua, o faturamento do negócio e sua popularidade entre os consumidores.
Porém, o marketing digital e estratégico pode ajudar a aumentar a procura. Uma vez que poucos leads são aproveitados, a melhor técnica é utilizar a comunicação e divulgação para aumentar o volume de contatos recebidos. Dessa forma, consequentemente o número de leads qualificados também vai subir.
Os principais diferenciais que a Chasing oferece são o custo, qualificação da equipe e resultados obtidos com o serviço.
